Oficina Prática de Projeto Cultural - Rachadura Visual

Oficina de Projeto Cultural

Apresentação

A Oficina de Projeto Cultural, um curso intensivo composto por 6 encontros semanais dinâmicos, cada um com duração de 2 horas.

Ao longo desse percurso, exploraremos juntos o universo fascinante da gestão de projetos culturais, proporcionando as ferramentas necessárias para transformar suas ideias em realizações concretas.

Cada participante precisa possuir uma ideia prévia de projeto que será desenvolvido durante os encontros. As aulas serão divididas entre apresentação de conceitos teórios e práticas de planejamento de projeto cultural. Ao fim da oficina os participantes apresentam seu pitch a uma banca de jurados que darão feedback de projetos. 

A formação em gestão de projetos culturais desempenha um papel crucial na capacitação de profissionais para aproveitar as vastas oportunidades oferecidas pelo dinâmico mercado cultural brasileiro. Com a promulgação da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc, o cenário cultural do país ganhou uma injeção significativa de recursos e apoio governamental, estimulando a produção artística e a realização de projetos inovadores. A compreensão profunda da gestão de projetos culturais torna-se fundamental para que indivíduos e organizações possam maximizar o impacto dessas leis, direcionando de maneira eficiente os investimentos e garantindo o florescimento de iniciativas que enriquecem a diversidade cultural do Brasil. 

Prepare-se para uma jornada enriquecedora, onde suas ideias ganharão forma, impulsionadas por conhecimentos sólidos em gestão cultural. 

Ministrantes

Rudolfo Auffinger é graduado em Cinema e vídeo bem como em Publicidade e propaganda. Como freelancer  atua em áreas de produção audiovisual e montagem. Como diretor, dirigiu  vídeoclipes,  documentários, video-instalação e finaliza 2 curtas-metragens e 1 novo trabalho de video arte. Fundou a Pupilo TV, uma plataforma de streaming de filmes para escolas e participa do Coletivo Rachaduravisual que une artistas para produção cultural.  www.rudolfo.art.br

Datas

Inscrições
de 6 de fevereiro de 2024 à 6 de março pelo google forms
Resultado dia 8 de março de 2024 por este site.

Encontros
segundas-feiras das 19h-21h
14, 21 e 28 de março
4, 11 e 18 de abril

Vagas

15 vagas sem necessidade de experiência prévia, mas com uma ideia a de projeto a ser desenvolvida na oficina em uma das áreas culturais: audiovisual, teatro, artes visuais, música e afins.

Carga horária

24 horas. Oficina Gratuita. Com emissão de certificados para participantes que frequentarem 70% da carga horária

Plano de Aulas

Apresentação de cada participante e sua ideia inicial além, de exposição sobre os mecanismos de cultura e suas diferenças, leis de incentivo, editais, prêmios, e outras formas de captação de recursos para projetos. 

Atividade: Cada participante faz uma análise F.O.F.A. de seu projeto/ideia. 

Conteúdo: Apresentação dos itens estruturantes de um projeto cultural: apresentação, justificativa, objetivos, orçamento, plano de divulgação, plano de distribuição e afins. 

Atividade: Cada participante esboça o que descrever em cada um dos itens. 

Conteúdo: Apresentação de como fazer o planejamento da gestão do projeto entendendo as diferentes etapas, as pessoas envolvidas e os custos do projeto.

Atividade: Os participantes executam o planejamento de cronograma, orçamento e possíveis parceiros.

Conteúdo: Apresentação de formas de captar e estruturar planos de divulgação dos objetos culturais de forma a viabilizar patrocinadores diretos e indiretos.

Atividade: Cada participante propõe cotas de patrocínio e planos de mídia bem como mapeia possíveis empresas da região com perfil para patrocinar.  

Conteúdo: Apresentação de como estruturar e planejar as ações continuadas de um projeto cultural. 

Atividade: Os participantes refletem e planejam desdobramentos do projeto que permitam sua continuação em diferentes ações e locais.

Conteúdo: Exposição de como apresentar projetos para os diferentes perfis de público envolvidos e técnicas específicas para conversar com patrocinadores. 

Atividade: Cada participante apresenta o projeto produzido na oficina em formato de pitching.

Notícias

Scroll Up