Com a proposta de realizar um álbum visual live action com atores, figurino, maquiagem, locação e tudo mais iniciamos o projeto. Em virtude da COVID-19 e da dificuldade dos encontros para produzirmos fisicamente cenários, figurinos e locações, optamos por alterar o projeto e realizar a produção audiovisual de Drag de Lança pautada na pós-produção, uma ideia possível de realizar parte da narrativa proposta no roteiro original e também que todes pudessem trabalhar de casa no projeto, diminuindo assim o risco de exposição da equipe.
O Visualizer do Álbum Drag de Lança é composto por cinco músicas das Pitombas do Amor – Januário, Brigadeiro de Colher, Romance da Flor, Na Tua e Drag de Lança – unidas por uma narrativa poética construída através de uma colagem digital animada que se entrelaça no decorrer das cinco músicas.
Arquivos para download:
Roteiro original tratamento 02
Roteiro minuto a minuto – tabela
Última Alteração do Roteiro para Visualizer
Orçamento com Fluindo Libras
Uma das inspirações de looping foi este gif da capa do álbum Dangerous (1991) de Michael Jackson, derivada de uma pintura criada pelo artista Mark Ryden. A quantidade de detalhes era algo que também queríamos, que a cada olhar pudesse se encontrar algo novo na colagem.
Gif por: wtf-albumcover.tumblr.com.
Referência de looping criado por nosso designer gráfico Rodolfo Branco.
Referência das transições entre um cenário e outro das músicas e colagens.
A referência do formato foram os atuais lançamentos nacionais de visualizers que já confirmaram ser tendência tanto na gringa como aqui no Brasil.
O visualizer nada mais é que um vídeo sem estrutura narrativa, geralmente com imagens em looping, podendo ou não ter a ver com a letra da música. (fonte: kondzilla.com)
Sabendo da necessidade do diálogo entre acessibilidade e as produções audiovisuais, procuramos desenvolver desde o início do projeto um diálogo horizontal e constante, desde a produção até a pós produção.
A interpretação foi toda feita para somar ao produto final, desde o figurino, maquiagem e objetos. A Fluindo Libras esteve conosco durante todo o processo nos assessorando, o que fez toda diferença. Nos apaixonamos pelo processo, nosso diálogo, resolução de problemas e empatia foi indescritível. Sonhamos com mais projetos acessíveis e inovadores para pessoas com deficiências com essa fluidez e diálogo.
Sobre a Fluindo Libras:
Somos uma equipe de tradutores ouvintes e surdos que têm em comum algumas paixões: a Língua de Sinais Brasileira, a arte cinematográfica e o teatro. Fluindo Libras atua com tradução de materiais audiovisuais e espetáculos teatrais para a Língua de Sinais Brasileira, num viés culturalista, para soluções de entretenimento ao público surdo, num processo de criação que prioriza a estética e a objetividade do texto original. Em nossas traduções cinematográficas oferecemos acessibilidade linguística que mapeiam o todo da obra, constituindo um material altamente contemplativo aos que se utilizam da bela e rica língua de sinais brasileira.
E tudo isso feito à distância, pense!
Abaixo algumas imagens de making of. <3
A audiodescrição foi coordenada por Raquel Carissimi que abraçou o desafio de audiodescrever toda a colagem em movimento. Um trabalho também realizado em conjunto, por conter vários símbolos, locais e objetos específicos da cultura pernambucana.
As colagens foram feitas a partir de fotos de arquivos da banda e também de sites com imagens de domínio público. Toda imagem passou por alguma alteração seja na cor, brilho, contraste, tudo pra dar uniformidade para a colagem e não ficar cada uma com uma cara diferente.
Todas as imagens foram recortadas e tratadas no photoshop. Também houve um detalhamento no recorte dos arquivos o mais separados possíveis para facilitar a animação. Foram 20 dias de trabalho, desde a curadoria e pesquisa das imagens até a finalização da colagem prontinha para o início da animação.
Uma das colagens mais gostosas de fazer foi de Romance da Flor. As ideias todas estavam muito redondas e tudo fluiu de um jeito massa. Desde a escolha das imagens aos movimentos das animações.
A dupla de montagem e direção de arte criaram o caminho das animações baseadas nas histórias contadas pelo roteiro. A função do storyboard foi justamente deixar mais explícito possível os loopings dos movimentos que estavam apenas na cabeça para a animação conseguir captar. Sabendo que na prática é que se vê de fato como fica o resultado. O storyboard é um guia, um caminho. Os ajustes sempre irão acontecer, muitas vezes porque algo não funcionou, outras porque o resultado não ficou como o imaginado, alguma sugestão interessante por parte da animação ou outra pessoa da equipe.
Antes da publicação de qualquer arte de divulgação, a Fundação Cultural de Curitiba pede que sejam enviadas as logos para a aprovação quanto ao formato, diagramação e legibilidade . Deixamos aqui também o link com o documento enviado para a FCC.
Realização
RACHADURA VISUAL
Produção Executiva
AMARATÉ FILMES
Assistente de Produção Executiva
CAMILLE BOLSON
Roteiro, Produção e Direção
KEYTHE TAVARES E RUDOLFO AUFFINGER
Assistência de Produção e Direção
FERNANDA BUENO
Direção de Arte e Montagem
MAGALHÃEZ E KEYTHE TAVARES
Produção de Arte
ARI OLIVEIRA
Animação
VIK VON HOLLEBEN E ANA RAPHA ALMEIDA
Arte Gráfica
RODOLFO BRANCO
Elenco
LEO SODI E CRISTOVÃO
.
AUDIODESCRIÇÃO
Roteiro
RAQUEL CARISSIMI
Consultoria
EDNILSON SACRAMENTO
Narração
ROSANA TRENTIN
.
TRADUÇÃO E PERFORMANCES EM LIBRAS
Januário
MARIO AUGUSTO
Brigadeiro de Colher e Romance da Flor
RHAUL DE LEMOS SANTOS
Na Tua
CARLOS EDUARDO VILELA
Drag de Lança
YULIA SKORIE BANCZINSKI
Produção Bilíngue
FLUINDO LIBRAS
Criação e Direção em Libras
JONATAS MEDEIROS
Coordenação de Tradução e Edição de Vídeo em Libras
FELIPE PATRÍCIO
ÁLBUM DRAG DE LANÇA
Interpretação
PITOMBAS DO AMOR
Composição Januário
FÁBIO SOUZA
Composição Brigadeiro de Colher
CRISTOVÃO
Composição Romance da Flor
ALISSON SANTOS
Composição Na tua
LEO SODI
Composição Drag de Lança
CRISTOVÃO E LEO SODI
Participação Especial em Drag de Lança (Baixo)
FERNANDO NUNES
Produção Musical
BRUNO OXE
Mixagem e Masterização
ADRIANO DAGA
Produção Executiva
PITOMBAS DO AMOR
Distribuição
ONE RPM
2021
A Rachadura Visual agradece o empenho, paciência e trabalho incansável de toda a equipe.
Quer conversar com a gente sobre esse trampo? Escreve pra nós!